Olá pessoal, bem vindos ao site do Veganize Já!
O primeiro post do site é para contar um pouco sobre a minha história, meu percurso dentro do veganismo e explicar pra vocês um pouco sobre como funcionará o blog.
Como quem já me conhece lá do Instagram sabe, meu nome é Luiza Helena, sou de uma cidade no interior de São Paulo sou vegetariana desde meus 18 anos.
Desde pequena eu nunca entendi porque nós amávamos uns animais e comíamos outros, isso era perturbador pra mim, tanto que meu pai tinha que mentir dizendo que as carnes do meu prato vinham de árvores, e sim, eu acreditei que algumas eram troncos por mais tempo do que me orgulho.
Minha transição para o veganismo foi bem conturbada. Quando fiz 18 anos decidi que não ia mais comer carne, o que não foi nada complicado, já que na época eu só comia frango. Porém nos primeiros 6 meses minha família não levou muito a sério minha decisão, eu não me alimentava corretamente e ficava doente com frequência. Nessa mesma época eu comecei a frequentar uma ONG de cachorros e gatos resgatados aqui da minha cidade e meu amor por animais só aumentou, me fazendo ficar cada vez mais decidida que era isso que queria pra minha vida.
Passado um tempo decidi ir a um nutricionista , e então o quadro mudou. Eu nunca fui uma pessoa muito saudável, não comia frutas, verduras e nem legumes, me alimentava basicamente de carboidratos, tive anemia durante muito tempo da minha vida, porém, quando comecei a me alimentar com o acompanhamento de um nutricionista, meus exames mudaram da água para o vinho, nunca fui tão saudável. Passei 2 anos nessa rotina de ovolactovegetariana, não tinha intenção de virar vegetariana estrita e muito menos vegana tão cedo. Sempre fez parte dos meus planos, mas era algo que eu não imaginava fazendo parte da minha vida. Até que um dia isso mudou.
Um dia fui a um restaurante com minha mãe e o marido dela e eles começaram a me questionar sobre eu ser vegetariana, aquelas perguntas bem básicas que as pessoas não entendem e tem um certo pré- conceito já formado, e foi conversando com eles que eu decidi que realmente me interessava por esse assunto. Foi a partir dai que surgiu a ideia de fazer um instagram para falar sobre. Como sou uma pessoa muito imediatista, no dia seguinte já estava feito, tinha criado o Veganize Já e estava cada vez mais envolvida com esse tema.
Conforme eu ia pesquisando e entrando mais a fundo nesse mundo que é o veganismo, mais eu ia pegando um certo nojo de leites e ovos. Até que decidi de fato começar a transição. A transição por sua vez não foi fácil.
Meu primeiro passo foi cortar o leite puro do meu dia a dia e depois o ovo. O queijo já foi um assunto muito delicado. Eu sempre amei muito queijo, muito mesmo, a ideia de ficar sem no meu dia a dia me apavorava. Mas eu não podia ser egoísta, não podia colocar meus desejos e vontades acima da vida de outros seres vivos. Então cada vez que eu sentia vontade de comer queijo, eu pesquisava sobre o processo de como era feito, sobre como as vaquinhas, os bezerros, sofriam para que eu pudesse desfrutar esse queijo que tanto gostava. Consegui parar. Essa dificuldade e dependência do queijo tem uma explicação, é culpa da caseína, mas em um outro post eu abordo essa questão.
Certo, agora já tinha parado de consumir leite, ovos e queijos em sua forma “pura”, em seguida eliminei quaisquer alimentos SALGADOS que levasse algum deles em sua receita. Também não foi muito difícil, uma vez que eu pouco como fora de casa. Agora a parte difícil mesmo foram os alimentos doces. Assim como o queijo, o chocolate também vicia. E além de ser uma chocolover, meus avós são doceiros. Até o dia de hoje que estou escrevendo esse post, de vez em quando ainda me pego comendo um docinho, mas faz parte da transição, o que não pode acontecer é me conformar com essas recaídas.
Atualização 20/05/2020: Hoje em dia já sou vegana há aproximadamente 1 ano e 6 meses.
E assim está foi minha transição para o veganismo. Quero compartilhar com vocês o passo a passo, cada vitória e também cada derrota. Quero ajudar quem estiver começando, quem já está nesse ramo faz tempo e quem só tem curiosidade mesmo. O blog vai funcionar de uma maneira bem parecida de como era o Instagram, porém aqui tenho maior liberdade de escrever e me organizar, até porque o Instagram é uma ferramenta de fotos e vídeos, não de textos. Postarei receitas, resenhas de produtos, motivos para adotar esse estilo de vida, fatos curiosos sobre os animais, malefícios do consumo de carne na saúde humana e na saúde do planeta e muito mais. Continuarei aberta para críticas, dúvidas e sugestões como sempre fui.
Espero que gostem e que encontrem um manual vegano que seja agradável e convidativo!
Abraços, Luiza Helena.
Abraços, Luiza Helena.