Pesquisar
Close this search box.

Não existe material escolar vegano no Brasil!

Recentemente me perguntaram no twitter sobre marcas de materiais escolares veganas

E bom, não existe nenhuma. No Brasil é obrigatório que, para comercializar materiais de papelaria, os produtos passem por testes. 

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), que é responsável por verificar a qualidade dos produtos através de normas e parâmetros técnicos, estipula que todos os materiais escolares que possam ser acidentalmente ingeridos devem passar por testes. 

Apesar de hoje em dia existirem opções contrárias aos testes realizados em animais, que utilizam materiais sintéticos e artificiais, o INMETRO não possui essa alternativa validada no território brasileiro. 

Todos os laboratórios que são homologados pelo órgão realizam testes em animais, sendo assim, é obrigatório que as empresas realizem testes em seus produtos, fazendo com que no Brasil, não exista comercialização de materiais escolares veganos. Qualquer empresa que optar por um uso alternativo de testes, está infringindo a lei e atuando no país de modo ilegal. 

Vejam esse e-mail que a Faber Castell mandou para a Gabriela Charbe falando sobre:

Ou seja, mesmo que nos produtos não contenha nada de origem animal, todos passam por testes, não podendo ser considerados veganos.

Isso significa que vegano não pode comprar material de papelaria sem ter sua carteirinha de vegano confiscada? 

Não!!

Isso não faz que quem é vegano não possa comprar tais produtos, o veganismo em sua definição busca excluir na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade com os animais.

Entretanto, existe uma opção: comprar produtos importados. Minha amiga quando foi viajar trouxe algumas canetas da Stabilo de presente para mim:

Entretanto, como sei que nem todo mundo tem essa opção, não acho que ninguém deve se sentir menos vegano por isso. Infelizmente nosso país está atrasado em relação a essa lei (assim como a China e seus testes obrigatórios em cosméticos por exemplo), e cabe a nós, veganos, cobrar uma nova posição de nosso governo!

Go vegan. 

Compartilhe o post para que mais pessoas fiquem cientes da situação!

Compartilhe esse post:
Facebook
Twitter
LinkedIn

5 respostas

  1. oii! eu vi um twit da faber, onde eles falavam que os testes em animais não são mais exigidos pela inmetro desde de outubro de 2019, mas agora não sei mais se acredito, ja que sua publicação foi feita em 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ESCRITO POR
Luiza Helena
Siga nas redes