Uma das primeiras dicas que dou pra alguém que fala que quer virar vegano é: veja documentários!
Os documentários nos mostram a verdade por trás da indústria da carne que nos escondem. Quando vemos comerciais de carne, ou reportagens sobre, acreditamos mesmo que essa seja uma indústria com humanidade, que trate bem dos animais e os permita viver uma vida boa com uma morte rápida e indolor. Mas a verdade não é essa, é muito longe dessa. É claro que a indústria não quer que você saiba como funciona de verdade, pois assim consegue se manter viva (perceba a ironia, se mantém viva em cima da morte de milhares).
Separei então alguns documentários capazes de nos fazer enxergar além da nossa zona de conforto e ver como funciona a indústria da carne, além de trazerem informações sobre o malefício do consumo para a saúde humana, para o meio ambiente e outras curiosidades. Coloquei o link no título de cada um, a maioria se encontra no Youtube, alguns na Netflix.
Vale a pena conferir:
A carne é fraca é um documentário brasileiro produzido pelo Instituto Nina Rosa sobre os impactos que o ato de comer carne representa para a saúde humana, para os animais e para o meio ambiente.
2- Não matarás
Não Matarás é um documentário brasileiro produzido pelo Instituto Nina Rosa sobre experimentação em animais e suas consequências para os próprios animais, para o homem, para a educação e para o mercado.
3- Cowspiracy
Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade (Cowspiracy: The Sustainability Secret, em inglês) é um documentário de 2014 dirigido e produzido por Kip Andersen e Keegan Kuhn. O filme examina os impactos da pecuária e da pesca na natureza, e investiga como as organizações ambientais lidam com a questão. As organizações analisadas no documentário incluem o Greenpeace, Sierra Club, Sea Shepherd Conservation Society, Rainforest Action Network, entre outras.
What the health é um documentário de 2017 que critica o impacto na saúde do consumo de carne e laticínios e questiona as práticas das principais organizações farmacêuticas e de saúde. Seu objetivo principal é defender uma dieta baseada em vegetais. Você pode visitar o site deles.
5- Terráqueos
O filme mostra como funcionam as fazendas industriais e relata a dependência da humanidade sobre os animais para obter alimentação, vestuário e diversão, além do uso em experimentos científicos.
No vídeo “Glass Walls” (Paredes de Vidro), produzido pela PETA, Paul McCartney expõe de forma detalhada e contundente a indústria de carnes, ovos e leite.
Mercy For Animals apresenta o documentário “Farm to Fridge” (Da fazenda ao Frigorífico), que mostra a exploração por trás das portas fechadas das maiores fazendas industriais, viveiros e abatedouros, revelando o caminho encoberto que os animais fazem da fazenda ao frigorífico.
8- Carne: uma verdade mais que inconveniente
O documentário Meat the Truth (trocadilho com “Meet the truth”, que significa “Conheça a verdade”, mas traduzível como “Carne, a verdade”), intitulado Uma verdade mais que inconveniente no Brasil, de 2007, é o registro de uma palestra da parlamentar holandesa Marianne Thieme, em que ela mostra o grande ponto que o documentário de Al Gore, Uma verdade inconveniente, omitiu: os impactos ambientais, especialmente nas mudanças climáticas, da produção de carne.
9- Food, Inc
Os autores investigam a cadeia de produção dos alimentos nos EUA, desde a manipulação e o monopólio de grãos e cereais à criação e abate de animais para consumo, expondo a fragilidade dos organismos de fiscalização e os danos causados à sociedade
10- Carne e osso
Trabalhadores de frigoríficos contam a dura realidade de sua rotina na indústria pecuarista. Em meio a turnos de trabalho longos e muito desrespeito às leis trabalhistas, o grupo revela como funciona a cadeia produtiva da carne: recordes absurdos para desossa e técnicas tão degradantes quanto doloridas para melhorar o desempenho são apenas alguns detalhes do risco envolvido na esteira refrigerada.
Live and Let Live (título original) é um documentário de 2013 do cineasta e diretor alemão Marc Pierschel. O filme segue vários ativistas vegan e entrevista os defensores veganos. O documentário explora as razões para adotar o veganismo e como as pessoas vivem de acordo com esse estilo de vida.
12-Veganizado
Vegucated (título original) é um documentário americano de 2011 que explora os desafios da conversão para uma dieta vegana. Ele “segue três nova-iorquinos amantes de carne e queijo que concordam em adotar uma dieta vegana por seis semanas”
13-Troque a faca pelo garfo (Netflix)
A nutricionista Collin Campbell e o cirurgião Caldwell Esselstyn investigam se é possível identificar uma causa comum a todas as doenças degenerativas descobertas nos últimos tempos. Pesquisas extensas e dados vindos dos quatro cantos do mundo, por vários anos mostram que as doenças coronárias, o diabetes, e o câncer podem ser evitadas e mesmo revertidas através de uma alimentação saudável.
14- Food matters (vídeo dividido em 8 partes, não achei legendado)
Food Matters é um filme australiano de 2008 dirigido por James Colquhoun e Carlo Ledesma. O enredo relaciona a alimentação à saúde humana.
15-Peaceable Kingdom (não achei link para o documentário, mas achei o trailer)
O Reino Pacífico, produzido em 2004 pela Tribe of Heart, é um documentário sobre vários agricultores que se recusam a matar animais e como eles se convertem ao veganismo como um modo de vida. Uma versão mais recente do filme estreou em 2009, chamado Peace Kingdom: The Journey Home, que contou com pessoas diferentes.
Meet Your Meat é um documentário de 2002 sobre a agricultura industrial criado pelo PETA. O documentário explora o tratamento de animais na moderna pecuária. O filme tem 12 minutos de duração.
17-A engrenagem
Documentário brasileiro produzido pelo Instituto Nina Rosa numa linguagem descontraída, o filme tem a participação voluntária da modelo e apresentadora Ellen Jabour e do ator Eduardo Pires, ambos vegetarianos, e tem o objetivo de alertar e levantar algumas questões como “Você já se perguntou de onde vem nossa comida? Quais os impactos que ela nos traz? A Engrenagem responde.”
Um pequeno e excelente documentário educativo que apresenta importantes informações sobre questões éticas, ambientais, sustentabilidade e sociais dentro da temática do vegetarianismo e do consumo de produtos, que representa um assunto urgente e de vital importância para a sobrevivência de todo o planeta e da espécie humana, para o presente e o futuro. Não contém cenas fortes.
19- Planeat (não achei legendado)
Três homens passam a vida em busca da solução alimentar perfeita para as sociedades humanas, uma dieta que seja apropriada não só para a saúde das pessoas mas também para o meio-ambiente e o planeta, de forma sustentável – uma dieta livre de insumos de origem animal.
20-Black fish (Netflix)
O documentário Black Fish centra-se no cativeiro da baleia assassina Tilikum, que foi responsável pela morte de três treinadores, e as consequências de manter em cativeiro tais animais grandes e inteligentes.
Vocês conheciam esses documentários? Já assistiram algum? Tem alguma indicação de algum outro que não está na lista? Deixe nos comentários o que achou!
5 respostas
Obrigada pelo post! Eu amo esse tipo de documentários, vou assistir os que eu ainda não assisti nas férias. 😄
Thanks for the terrific guide
Já estou consciente faz 5 anos mas caiu uma lágrima assistindo ao que não conhecia. Excelente lista. Logo quando tirei a carne da dieta, passei a ver as pessoas como o personagem principal do filme “Branded” após ele realizar um ritual: Inconscientes, alimentando um mal oculto. O filme é bem diferente, sobre o poder da propaganda. O personagem principal acaba promovendo um fast food vegetariano, então acho que vale o destaque aqui.
👏👏👏👏
continua irmao, ajuda muito