Pesquisar
Close this search box.

Leites Vegetais

No post de quinta-feira, falei sobre a realidade por trás do leite pela ótica dos animais, meio ambiente e saúde. É claro que, depois de trazer a problemática no consumo de cada alimento, eu não deixo vocês na mão e trago sempre uma opção livre de sofrimento animal. Hoje separei receitas incríveis de leite vegetal:

UM COPO (200ml) ENERGIA CARBOIDRATOS PROTEÍNAS GORDURA
Leite integral 122kcal 9,6g 6,3g 6,5g
Leite de soja 88kcal 6,9g 5,9g 4,0g
Leite de amendoim 103kcal 4,0g 5,1g 7,2g
Leite de coco 176kcal 6,0g 2,0g 16g
Leite de arroz 48kcal 9,1g 0,3g 1,2g
Leite de amêndoas 122kcal 4,0g 4,0g 10g
Leite de aveia 71kcal 11,5g 3,5g 1,2g
Leite de castanha (de caju) 95kcal 5,0g 3,0g 7,0g

Leite de quinoa

O leite de quinoa é o mais proteico, mas por possuir uma sabor bem marcante o ideal é misturá-lo com outro tipo de leite.

Ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de grãos de quinoa
  • 1 litro de água

Modo de preparo: Ponha quatro colheres de sopa de quinoa e um litro de água em uma panela. Deixe ferver e coe para retirar a resina de sabor amargo presente nos grãos. Depois, adicione um litro de água e cozinhe por 25 minutos. Bata tudo e depois se quiser, coe.

Leite de amêndoas

O leite de amêndoas é um dos com maior teor de cálcio e um dos mais saborosos. Excelente fonte de vitaminas B1, B2 e E, rico em proteínas, ácidos graxos Ômega-3 e sais minerais.

Ingredientes:

  • 1 xícara de amêndoas sem casca
  • 400ml de água

Modo de preparo: Deixe as amêndoas de molho por 8 a 12 horas. Retire a água do molho e bata com água filtrada no liquidificador, depois coe.

Leite de gergelim

O leite de gergelim é rico em cálcio e proteína.

Ingredientes:

  • 1 xícara de sementes de gergelim (ou girassol)
  • 4 copos de água

Modo de preparo: Deixe as sementes de gergelim de molho por 12 horas. Bata com 4 copos de água filtrada e coe.

Leite de castanhas

O leite de castanhas é muito rico em cálcio. Fornece proteínas e fortalece a circulação sanguínea, protegendo os vasos, rica em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, atua na redução do colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL).

Ingredientes:

  • 80g de castanhas (ou nozes)
  • 750 ml de água

Modo de preparo: Deixe as castanhas de molho por 12 horas. Dispense a água do molho, bata com a água filtrada no liquidificador e peneire.

Leite de arroz

O leite de arroz regula a flora intestinal e é um poderoso desintoxicante do organismo.

Ingredientes:

  • 1/4 de xícara de arroz integral
  • 500ml de água

Modo de preparo: Deixe o arroz 6 horas de molho. Cozinhe-o sem sal e bata no liquidificador com água filtrada. Coe depois.

Leite de aveia

Rico em fibra, reduz o colesterol e os triglicérides no sangue.

Ingredientes:

  • 1 xícara de aveia
  •  2 xícaras de água

Modo de preparo: Coloque no liquidificador a aveia com a água filtrada. Reserve. 2 horas depois bata e coe.

Leite de coco

Riquíssimo em proteínas, perfeito para doces e shakes.

Ingredientes:

  • 1 coco seco

Modo de preparo: Rale o coco e bata no liquidificador por no mínimo 5 minutos, com água quente suficiente para cobri-lo. Coe.

Leite de soja

É o mais habitual e o que, sem dúvidas, a maioria das pessoas já consumiu alguma vez. Um dos leites vegetais mais antigos, com origem na China e posterior extensão para a América e a Europa ao longo do século XIX. Apresenta alto teor de cálcio. Melhora a circulação e a cicatrização, dispõe de potássio e magnésio, ideais para o controle da hipertensão arterial.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de grãos de soja
  • 5 litros de água

Modo de preparo: Deixe os grãos de soja de molho em 2 litros de água durante 12 horas. Lave a soja e descarte a água. Ferva 3 litros de água. Coloque a soja no liquidificador e, utilizando o botão pulsar, acrescente um copo de água quente por vez. Bata mais 5 minutos na velocidade mínima e coe. Devolva a pasta de soja que sobrar na peneira no liquidificador e repita a operação. Finalmente, coloque todo o leite numa panela e deixe ferver em fogo baixo, sem parar de mexer. Depois de 10 minutos, quando a espuma formada em cima do leite praticamente sumir, apague o fogo e coloque a panela dentro de outra cheia de água gelada.

Leite de amendoim

Rico em antioxidantes, protege o organismo da ação dos radicais livres (agentes do envelhecimento), acelera o metabolismo e promove a sensação de saciedade, contém nutrientes fundamentais para a redução do colesterol ruim (LDL), protegendo o coração e mantendo as artérias saudáveis.

Ingredientes:

  • 1 e 1/2 xícaras (de chá) de amendoim cru e com casca
  • 1 litro de água

Modo de preparo: Lave os amendoins, use uma peneira para isso, e coloque-os em uma vasilha; cubra com água e deixe descansando por 12 horas. Escorra e lave rapidamente. Coloque em uma panela, cubra com água e cozinhe em fogo médio até ferver. Quando ferver, desligue e deixe descansando por 5 minutos. Escorra, lave rapidamente e bata em um liquidificador com 1 litro de água filtrada até ficar uniforme. Coe.

Leite de inhame

O leite de inhame é certamente um dos mais baratos.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de inhame
  • 500ml de água

Modo de preparo: Cozinhe 2 xícaras de inhame. Bata no liquidificador o inhame com 500ml de água fervente até formar um líquido espesso e coe.

Existem diversas outras opções de leites vegetais e cada um é mais indicado para um tipo de ocasião, o leite de coco por exemplo, é mais indicado no uso de doces, o leite de castanhas combina tanto em receitas doces quanto salgadas, o leite de aveia é indicado na preparação de sopas, o leite de inhame para vitaminas, o de amêndoas para tomar puro etc.

Compartilhe a ideia com seus amigos!

Compartilhe esse post:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ESCRITO POR
Luiza Helena
Siga nas redes