E nem ursinhos de goma, creme de leite, cream cheese, pasta americana para bolos, marshmallows, algumas sopas e molhos industrializados.
Primeiramente, precisamos lembrar que ovolactovegetarianismo é a dieta daqueles que não consomem carne, mas consomem outros alimentos de origem animal (como leite, ovos e mel).
Tendo isto é mente já podemos entender o porquê ovolactovegetarianos não deveriam consumir gelatina.
-
O que é a gelatina:
A gelatina é feita a partir de uma proteína animal chamada colágeno, que é encontrada em muitos animais, incluindo os seres humanos – corresponde a quase 1/3 de toda a proteína do corpo humano.
O colágeno é uma molécula grande e fibrosa que torna a pele, os ossos e os tendões fortes e um tanto elásticos. Esta proteína está presente principalmente nos tecidos conjuntivos, onde é encontrada em grande quantidade, além desses tecidos, essa proteína estrutural é encontrada em músculos e na camada córnea dos olhos.
-
Como é feita a gelatina:
Certo, já sabemos agora onde o colágeno é encontrado: nos músculos e na camada córnea dos olhos; Entretanto, no nosso país, é obtida principalmente de subprodutos da indústria da carne, como cartilagens, ligamentos e camadas internas do couro bovino.
Portanto vegetarianos estritos e veganos, fiquem espertos: raramente produtos que contêm colágeno em sua fórmula são de origem sintética, principalmente produtos nacionais.
O processo da extração se inicia com a preparação das raspas do couro bovino, depois vêm as etapas de extração, filtragem, concentração, esterilização, secagem e moagem. Depois deste pré-tratamento, a mistura é fervida. Durante este processo, a grande molécula do colágeno acaba se quebrando parcialmente e o produto resultante é chamado de gelatina. A gelatina é facilmente extraída, porque ela forma uma camada na superfície da mistura em fervura. O resultado é um pó incolor, com aplicações não só na indústria de alimentos, como na farmacêutica e outras.
Por ser muito versátil, a gelatina é um ingrediente comum; pode ser usada como um agente “endurecedor”, como um ingrediente para engrossar a comida, um emulsificador ou um estabilizador. Você a encontrará em vários tipos de comida, desde o iogurte até o chiclete, além de todos os outros que foram citados no começo do post: ursinhos de goma, creme de leite, cream cheese, pasta americana para bolos, marshmallows, algumas sopas e molhos industrializados.
Para produzir a gelatina comestível a partir desde pó é acrescido de aromatizantes, corantes e açúcar ou adoçante.
Pronto, agora você já sabe que gelatinas e outros derivados de colágeno são partes de animais que morreram na indústria da carne.
[poll id=”1305″]