Sim, existe e hoje vamos falar sobre ela!
Como mostrei no post anterior sobre o porquê ovolactovegetarianos não deveriam consumir gelatina, expliquei que as gelatinas tradicionais são feitas a partir do colágeno dos ossos, cascos e tecidos de ligação de vacas ou porcos.
Entretanto, esse não é o único método de fazer a sobremesa, existem diversas marcas que se adaptaram ao novo público e começaram a usar ingredientes de origem vegetal na composição, é o caso de empresas como Dr. Oetker, que recentemente lançou no mercado a linha Gelatifruti e utiliza amido de milho no lugar do colágeno.
Existem também receitas caseiras que são ótimas alternativas para a gelatina industrial:
Ágar- ágar
O ágar-ágar é um carboidrato vegetal natural, com baixo teor calórico e rico em colágeno, proveniente das algas marinhas.
É usado como substituto principal nas gelatinas veganas, já que na presença da água ele se transforma em um gel, o que auxilia no processo de emagrecimento, já que essa reação proporciona a sensação de saciedade.
O ágar-ágar pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou de produtos orientais, é também vendido online.
Gelatina de ágar-ágar base
Ingredientes:
- 3 xícaras de suco de fruta (cerca de 500ml)
- 2 colheres de agar-agar em pó
Modo de preparo:
Dissolva o ágar-ágar no suco (cerca de 500ml) e leve ao fogo. Sempre mexendo, ferva por cerca de 2 minutos. Retire do fogo e coloque em recipientes adequados. Espere esfriar e leve à geladeira por 1 hora ou até que fique em consistência de corte.
Diferentes modos de preparo:
Gelatina de ágar-ágar com frutas vermelhas
Ingredientes:
- 25 gramas de ágar-ágar;
- 500 ml de leite de coco;
- 1 xícara de chá de morango fatiado;
- 1 xícara de chá de framboesas;
- 1 xícara de chá de mirtilos;
- folhas de hortelã para decorar.
Modo de preparo:
Em uma panela, dissolva o agar-agar com o leite de coco aquecido. Quando ferver, reduza o fogo e deixe ferver por 2 minutos. Retire do fogo e deixe amornar. Disponha as frutas vermelhas em um refratário ou distribua em taças de sua preferência. Despeje o leite de coco com agar-agar. Espere esfriar e leve à geladeira por 1 hora. Decore com hortelã e frutas frescas.
Bom apetite!
Gelatina de ágar-ágar com abacaxi e hortelã
Ingredientes:
- 500 ml de água;
- 1/2 abacaxi;
- suco de 1 limão;
- folhas de hortelã a gosto;
- 1 colher de sopa de ágar-ágar em pó;
- gelo a gosto;
- adoçante a gosto.
Modo de preparo:
Em um liquidificador, bata o abacaxi e a hortelã com 500 ml de água. Reserve. Em uma panela pequena, aqueça meia xícara de água e adicione o ágar-ágar. Mexa até dissolver bem. Adicione essa mistura ao suco de abacaxi com hortelã, bata novamente no liquidificador e transfira para uma tigela. Leve para gelar por 4 horas ou até firmar. Sirva!
Gelatina de ágar-ágar de laranja
Ingredientes:
- 1 copo de suco de laranja;
- 1 copo de água;
- 1 cenoura média picada sem casca;
- 1 colher de sopa de raspas de laranja;
- 1 colher de chá de ágar-ágar em pó;
- 2 colheres de sopa de açúcar orgânico.
Modo de preparo:
Bata o suco de laranja com a cenoura e as raspas e coe. Ferva por 3 minutos a água com o ágar-ágar até dissolver bem mexendo sempre. Espere amornar, bata no liquidificador com o suco e despeje em um refratário ou taças. Leve para gelar por pelo menos 1 hora e sirva.
Gostou das receitas? Compartilhe!
2 respostas
Si queremos usar el agar-agar como espesante, entonces no debe llegar a hervir, simplemente debemos poner a fuego minimo todo el liquido que queramos espesar y disolver la cantidad que indique la receta, de esta forma se mantiene la textura en caliente. Espero que ahora todos tengais un poquito mas claro cuales son las diferencias entre agar-agar y gelatina y, si no es asi, no teneis nada mas que dejarnos un comentario con cualquier duda que estare encantada de echaros una mano para resolverla.
Está gelatina tem efeitos estéticos? Se sim como se deve utilizar, máscara ou bebendo?