Pesquisar
Close this search box.

Conheça os benefícios de consumir frutas e hortaliças da estação!

Você sabia que optar por frutas e hortaliças da estação traz inúmeros benefícios?

Alguns deles:

  • São mais saborosos;
  • Possuem melhor valor nutricional (devido ao melhor desenvolvimento e captação de nutrientes do solo);
  • Oferecem uma alimentação mais segura (para conseguir produzir determinados vegetais fora de sua época os agricultores apostaram no uso de agrotóxicos, pesticidas e outros compostos químicos);
  • Maior respeito pelo meio ambiente (a produção de frutas e vegetais fora de sua época de safra, apesar de interessante para a indústria é extremamente prejudicial para o meio ambiente);
  • São mais baratas (como a produção de frutas e hortaliças em sua época de safra demanda menores interferências químicas e humanas para o desenvolvimento do produto, é natural que o seu valor final seja significativamente menor);

Entretanto, o conhecimento sobre quais são as hortaliças da época deixou de ser tão popular hoje em dia como era antigamente, na época de nossos avós todos sabiam bem quais eram as melhores estações para cada plantio. Hoje em dia esse é um conhecimento perdido, pensando nisso, trouxe para vocês essa informação!

SAFRA DE JANEIRO:

  • Frutas: abacaxi, carambola, coco-verde, figo, fruta do conde, laranja-pera, mamão, maracujá, melancia e nectarina;
  • Legumes: abóbora, abobrinha, beterraba, pepino, pimentão, quiabo, tomate;
  • Verduras: alface, cebolinha, couve, salsa, salsão.

BENEFÍCIOS DE ALGUMAS HORTALIÇAS DA SAFRA DE JANEIRO:

  • Abacaxi: a fruta possui vitaminas A, C, B1, B2, B3, B5, B6, B9, manganês, magnésio e potássio, também é rica em fibras: nessa mesma quantidade há cerca de 1,4 g do composto, aproximadamente 4% das necessidades diárias desse nutriente. Também possui muita água (86% da sua composição), o que ajuda na hidratação.
  • Abobrinha: entre os nutrientes da abobrinha destacam-se os carotenoides, a vitamina E, A, C e minerais como selênio, zinco, cobre e manganês. Além disso, é rica em fibras e potássio. Cerca de 100 g da abobrinha italiana crua contém aproximadamente 20 calorias, 1 g de proteína, 4 g de carboidratos, 1,4 g de fibras. Já a paulista, na mesma quantidade, apresenta 31 calorias, 2,6 g de fibras, 0,6 g de proteína e 7,9 de carboidratos.
  • Couve: A couve é rica em cálcio, importante para a formação dos ossos e manutenção da massa óssea, ajuda a controlar impulsos nervosos. A vitamina C presente na couve é importante para proteger o organismo de infecções, manter a saúde de ossos, cartilagens e mucosas e facilitar a absorção de ferro.
  • Melancia: Com apenas 46 calorias por xícara, a melancia é rica em vitamina C, vitamina A, licopeno, entre outros compostos que proporcionam benefícios como prevenção de câncer, estresse oxidativo, inflamação, entre outros. Além de claro, ajudar na hidratação por 92% da fruta ser água.
  • Beterraba: Assim como a alface e o espinafre, a beterraba é uma ótima fonte de nitrato. A cada 100 g de suco de beterraba são fornecidas 42 kcal; 1 g de proteína; 0 g de gordura e 9,9 g de carboidratos.
  • Cebolinha: Uma colher de sopa contendo três gramas de cebolinha picada fornece apenas uma caloria e menos de um grama de gordura, proteína ou carboidrato. Em contrapartida, a cebolinha fornece 3% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de vitamina A e C.

Agora eu quero saber: quais da safra de janeiro são seus preferidos? Comenta aqui para eu saber.

Desenho por: @villlianina

Compartilhe esse post:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ESCRITO POR
Luiza Helena
Siga nas redes