Depois de muito me falarem, finalmente assisti ao documentário The Game Changers, em português Dieta de Gladiadores, e confesso que queria colar esse filme na minha testa.
O documentário foi produzido por James Cameron, um dos maiores diretores de cinema de todos os tempos, que é vegano desde 2012, conta a dieta de atletas veganos, além de mostrar que a ideia de que é preciso consumir animais para ganhar músculos é apenas marketing da indústria pecuária.
A história mostra o processo de James Wilks, treinador das Forças Especiais, em virar vegano. Após uma lesão nos joelhos, o atleta começa a pesquisar mais sobre os benefícios dos vegetais e comparar com os da carne, principalmente na questão ganho de força.
Spoiler: os vegetais ganham.
O documentário traz uma série de participações com atletas de alta performance veganos como o ator e fisiculturista Arnold Schwarzenegger, que participa do filme mostrando seu apoio a uma alimentação sem nada animal, além dele participam também o pentacampeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton, o tenista Novak Djokovic, o levantador de peso Patrik Baboumian, que é considerado o homem mais forte da Alemanha. Até mesmo a lenda das artes marciais Jackie Chan está no filme.
O título ‘Dieta dos Gladiadores’, diz respeito a uma parte do filme em que pesquisadores revelam que, após muitos estudos foi comprovado que a dieta dos gladiadores romanos era constituída basicamente de grãos e minerais.
Este não é o único mito quebrado no documentário, que apresenta diversos fatos que foram distorcidos durante a história pela indústria da carne; questões como colesterol, paradas cardíacas, câncer e até mesmo disfunção sexual, são abordados.
O documentário está disponível no canal de streaming Netflix desde 16/12. E também é possível acessar o site https://gamechangersmovie.com/ para saber mais sobre.
Aproveitando o tema, leiam o post que fiz sobre Definição Muscular e a dieta Vegana.
Assistiu ao documentário? Comenta aqui o que achou sobre!