Pesquisar
Close this search box.

Onde encontrar ômega 3 na dieta vegetariana?

Uma das maiores preocupações ao deixar de consumir alimentos de origem animal é em relação à saúde. O mito de que alguns nutrientes somente podem ser encontrados em animais e não em alimentos oriundos da terra, já foi desmentido por estudos há algum tempo, porém, ainda não é de conhecimento geral. O ácido graxo ômega 3 por exemplo, durante muito tempo se acreditou que ele apenas poderia ser adquirido a partir de peixes, mas isso não é verdade. 

Leia também: proteínas, cálcio e ferro.

Os ácidos graxos (popularmente conhecidos como gordura) essenciais, são aqueles que não podem ser sintetizados pelo organismo humano, devendo assim ser obtidos através da dieta, para a saúde humana são dois: ômega 3 e ômega 6

Lembra disso da sua aula de química? Pois é, nem eu, deveríamos ter prestado mais atenção.

Suas funções são importantes para todos os tecidos do organismo, inclusive o cérebro, e sua deficiência pode causar alterações nos rins, fígado, retina e sangue, reduzir as taxas de desenvolvimento infantil e afetar negativamente a função imunológica. Uma ingestão adequada, por outro lado, previne contra doenças circulatórias, artrite, depressão e retardo no desenvolvimento, entre outros.

Estudos demonstram que vegetarianos têm ingestão muito rica em ômega 6 e menor em ômega 3, o que pode ser uma proporção prejudicial à saúde, por prejudicar a utilização da gordura em menor quantidade, pois ambas competem pelas mesmas enzimas no metabolismo. 

Algumas fontes ricas de ômega 3 são: 

  1. Sementes (especialmente linhaça, chia e cânhamo);

  2. Nozes;

  3. Soja;

  4. Tofu;

  5. Vegetais verdes escuros  (especialmente brócolis e couve de Bruxelas);
  6. Suplementos (recomendados quando o nível de ômega 3 já está baixíssimo e é feito com microalgas veganas).

    Nota pessoal: Eu já tomei o suplemento e fiz em uma farmácia de manipulação, a nutricionista que eu frequento me passou a recomendação e a receita.

Enquanto algumas fontes de ômega 6 são: 

  1. Óleo de girassol, milho, soja, abacate, canola;

  2. Óleo de semente de linhaça;

  3. Óleo de azeite de oliva;

  4. Castanha do pará;

  5. Manteiga de amendoim.

Portanto. tanto o ômega 3 quanto o ômega 6 são importantes para o bom funcionamento do organismo, entretanto é fundamental haver um equilíbrio entre os dois, caso contrário pode ter efeito negativos. 

Compartilhe esse post:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ESCRITO POR
Luiza Helena
Siga nas redes