Muita gente tem me perguntado como parar de comer carne, por onde começar, o que fazer, como seguir no objetivo, entre outras perguntas normais para quem está no processo de transição.
Eu sempre dei minhas dicas baseado no que havia sido útil para mim durante o meu processo de transição. Esses dias, estava assistindo a uma série de vídeos do Viver de Blog quando me deparei com esse vídeo em questão: “Como Mudar Hábitos Quando a Mudança é Difícil…” E percebi que todas as dicas dadas podem servir para quem está tentando cortar carne e derivados de animais da rotina, hoje vim compartilhar com vocês, pegue o caderno e anote tudo, são dicas valiosas!
Passos para mudar um hábito ruim:
- Ao invés de acabar com um hábito ruim, você pode substituí-lo por um novo
Como diria Bela Gil, você pode substituir um hábito ruim, por um hábito bom por exemplo. Usando isso para o consumo de carne, (sendo consumir carne o hábito ruim e comer mais legumes e vegetais o hábito bom), você pode, ao invés de por como meta tirar a carne de seus pratos logo de cara, ter como meta adicionar um legume ou um vegetal a mais em suas refeições. Isso facilitará quando você de fato cortar a carne, já que seu organismo terá se acostumado com o consumo de legumes e vegetais.
Se o seu objetivo for parar de comer derivados de animais, a chave é procurar opções práticas mas tão prazerosas quanto para substituir. Por exemplo, quando se é ovolactovegetariano, é fácil ao ir em uma lanchonete e pedir um salgado de queijo enquanto seus amigos comem uma coxinha. Minha dica nesse caso é, ao invés de pedir um salgado de queijo, procure um salgado de palmito. Pode ser que na massa vá algum derivado de animal, como leite ou ovo, mas o primeiro passo já foi escolher a opção sem o queijo, ver que existe outros horizontes sempre é bom! Aposte nisso, crie o hábito de sempre procurar opções sem esses derivados que estejam estampados nos produtos, pense nisso como: “estou tentando comer mais palmito, não deixando de comer queijo”. É a forma como você encara seu desafio, que o faz ser difícil ou fácil.
- Faça anotações a respeito do seu hábito
De acordo como o livro O poder do hábito de Charles Duhingg, 40% do que fazemos ao longo do dia são hábitos, ou seja, você pode estar comendo carne e derivados no modo automático, que é basicamente o que muitos amigos meus me falam. “Luiza, às vezes eu esqueço que o que eu estou comendo é carne, falo que vou parar, tento parar, mas quando vejo já estou comendo, não sei o que acontece.” Não tema amigo, eu sei.
Sua mente, seu corpo e você, foram criados em um ambiente em que era normal se comer carne, cresceram com esse paradigma, virou um hábito, você realmente está no piloto automático. Mas é possível mudar. O hábito é formado por: gatilho, rotina e recompensa. O gatilho é disparado no cérebro para começar uma atividade, como é o caso que estamos analisando, a atividade de comer carne é desencadeada por algum gatilho, você pode estar fazendo isso porque está com fome, porque você sente necessidade de comer alguma coisa que seja prazerosa… enfim, pode ser qualquer que seja seu motivo. A partir desse gatilho, surge a rotina, que no nosso caso é comer a carne. E depois da rotina, surge a recompensa, você pode se sentir satisfeito, sem fome, feliz por ter comido algo que te deu prazer, enfim, seja qualquer for sua recompensa.
Nessa etapa da superação do seu hábito é importante que você faça anotações: qual é o seu gatilho? Sua rotina? Sua recompensa? Anote-os e tente visualizar. A recompensa será sempre a mesma, assim como o gatilho, o que muda é a sua rotina. Então, quando você sente fome ou quando quer comer algo prazeroso, isso vai levar a sua rotina, que é o que você pode alterar. Ao invés de comer carne ou queijo, opte por opções veganas/ vegetarianas que sejam de seu agrado e que causem a recompensa final que você almeja, a satisfação, a saciedade da fome, o prazer após comer algo bom etc. Você pode ver algumas receitas bem gostosas aqui no site.
- Não espere acertar 100% durante o processo
Recebi relatos de pessoas que disseram já ter tentado no passado virar vegano/ vegetariano, mas ter falhado, o que as desmotivou muito e as fez não querer tentar de novo. Não pensem assim! Não se cobrem tanto, saibam que é normal e natural falhar, o ser humano é falho. Não exija tanto de si mesmo, não pense que se você falhar uma vez, nunca mais terá outra chance, ou que você precisa da noite para o dia virar vegano, deixar de consumir todos os tipos de carne, todos os derivados de animal, todas as marcas que testam em animais… Não é assim que funciona.
Outra dica que costumo dar, é não se comparar com outras pessoas. Durante o meu processo de transição, via muitos veganos falando que não tinha sido difícil para eles parar de comer queijo e leite, quando via isso me sentia super triste e achava que amava menos os animais que eles, porque para mim, foi muito difícil. Isso não é verdade, não é que para mim foi difícil e para fulano foi fácil, que minha luta é menor que a dele, ou que meu desejo por salvar os animais não seja tão grande quanto o dele. Cada um tem o seu tempo, vive a sua realidade. Não julgue e nem se compare com os outros.
- Comece um hábito fácil
Divida seu objetivo por blocos de tempo, como já disse aqui, existem alguns projetos que você pode adotar para ir parando com o consumo aos poucos. Você pode achar que ficar 21 dias sem comer carne vai ser muito pesado para você, então comece ficando um dia sem, depois quando já tiver se acostumado, aumente para 2 dias, então para 3, e depois para 4, depois só para fins de semana… Seja qual for a sua escolha de divisão de tempo, de objetivos, tenha sempre em mente que: faça tudo dentro do seu limite.
O veganismo já tem um grande pré- conceito envolvido, um tabu. Não precisamos que pessoas tentem adotar esse estilo de forma imprudente, não respeitando seus limites, passe mal e depois tente desmerecer o movimento colocando a culpa do fracasso nele. Por isso é tão importante ir ao seu tempo, respeitar a si mesmo.
- Use e abuse de recompensas
Se sua meta da semana foi por exemplo, não comer carne durante a semana, e você tenha realizado sua meta, você merece uma recompensa! Mas não uma que vá te afetar no objetivo final (é claro), não é recomendável ficar a semana toda sem comer carne e depois no final de semana se acabar numa churrascaria, isso vai fazer com que você perca o foco e talvez até desista. Quando digo em recompensa, pode ser por exemplo, comer algum food truck vegano, algo bem calórico e que cause um prazer no seu paladar e organismo. Mas isso quem vai decidir, é você! Qual a melhor recompensa para você?
- Assuma um compromisso de mudar um hábito publicamente
Quando decidir parar de comer carne e derivados, anuncie para seus amigos. Se você tem algum amigo que seja envolvido com a causa, melhor ainda, compartilhe com ele! (Se você não tem, compartilhe comigo, eu ficarei tão feliz quanto e te apoiarei igual). Quando compartilhamos alguma meta com outras pessoas, nos sentimos mais na responsabilidade de cumprir com essa meta, como se estivéssemos sendo observados.
Mas é claro que, se você tem algum amigo tóxico que torce para que você falhe, não compartilhe com ele. Compartilhe com aqueles que você sabe que estão torcendo por você e te apoiarão a cumprir com seus objetivos.
- Tenha muito claro porque você quer mudar o hábito em questão
Essa é uma parte que eu falo, ‘re-falo’, falo de novo e falo mais uma vez. Quando alguém me diz que quer parar de comer carne, a primeira coisa que eu pergunto é: Por quê? Isso é de extrema importância para seu percurso dentro da nova jornada, ter em mente o porquê de você estar fazendo isso. Quando lhe faltar força de vontade, é isso que vai te guiar, é isso que vai ser seu combustível. Nesse post aqui, separei alguns documentários que podem te servir como um guia para traçar o seu motivo.
Ah, essas dicas podem ser usadas para qualquer hábito ruim que você almeja tirar da sua vida. Os passos serão os mesmos, apenas adapte para o que deseja.
E aí, ficou mais fácil de traçar sua jornada dentro do maravilhoso mundo que é o veganismo? Se você conhece alguém que está tentando parar de comer carne e/ou derivados, que tal mandar para ele esse post? Faça a conexão!
Quando eu digo que vocês podem perguntar e compartilhar comigo seus objetivos e dúvidas, eu falo sério. Você pode me contatar por aqui, pelo instagram, pelo e-mail ou até mesmo pelo telegram.
Faça a conexão.